ANS Desenvolve Nova Ferramenta Para escolha Certa do Seu Plano de Saúde.
Ferramenta da ANS Ajuda na Escolha do Plano de Saúde
Quem nunca ficou em dúvida sobre qual o plano de saúde mais adequado às suas necessidades? Para ajudar o consumidor nessa escolha, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está atualizando o Guia ANS de Planos de Saúde. A ferramenta permite comparar planos e exibe informações importantes, como a rede hospitalar credenciada de cada produto e o preço máximo que a operadora poderá cobrar pelo plano médico-hospitalar.
Acesse o Guia ANS de Planos de Saúde
A ferramenta é útil tanto para quem deseja contratar um plano de saúde quanto para beneficiários que desejam realizar portabilidade de carências. Cada consulta tem validade de 5 dias e gera um número de protocolo, que pode ser acessado pelo consumidor no próprio Guia ANS, contendo todas as informações do plano escolhido.
Segundo Rogério Scarabel, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS:
"O processo de atualização do Guia ANS está em maturação há um tempo na Agência para que o formato final atendesse, ao máximo, às necessidades do consumidor. Acreditamos que essa nova ferramenta vai contribuir muito para subsidiar a escolha do cidadão, pelo acesso intuitivo e fácil navegação, além de trazer mais transparência para o mercado de planos de saúde."
A ANS disponibilizou dois tutoriais no YouTube para auxiliar o uso do Guia ANS: um para Pesquisa de Planos de Saúde e outro para Portabilidade de Carências.
Importante Saber
- A ferramenta oferece consulta aos planos existentes, mas a contratação não é feita pela ANS. Para contratar ou fazer portabilidade, o consumidor deve buscar diretamente a operadora ou administradora de benefícios.
- É possível imprimir ou receber por e-mail o resultado da consulta, que também fica disponível mediante CPF e data de nascimento.
- Planos coletivos por adesão são exclusivos para quem tem vínculo com associação profissional, classista ou setorial.
- Planos coletivos empresariais só podem ser contratados por representantes de empresas ou empresários individuais.
Outra novidade é a avaliação das operadoras, que exibe indicadores de qualificação como o IDSS e o Monitoramento da Garantia de Atendimento, além de informar se a operadora está em regime especial de direção técnica ou fiscal.