Luta Contra o Câncer!
04/02: Dia Mundial de Luta Contra o Câncer
Neste 04 de fevereiro, Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reafirma o seu compromisso com a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer, por meio de uma política indutora que estimula as operadoras de planos de saúde a repensarem a organização da atenção prestada aos seus beneficiários.
O objetivo é promover a mudança do modelo de atenção centrado na doença para um modelo de cuidado integrado, a partir da atenção primária em saúde, com indicação rápida e oportuna para os demais níveis de atenção, fundamentais para o cuidado oncológico.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que ao final do biênio 2018/19 serão registrados mais de meio milhão de novos casos de câncer por ano no Brasil.
Projeto OncoRede e Programas de Prevenção
A ANS prepara a próxima fase do Projeto OncoRede e mantém registrados cerca de 486 Programas de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças (informados pelas operadoras), voltados para prevenção, rastreamento e tratamento de câncer. Os principais programas estão relacionados aos cânceres de mama, colo de útero, próstata, cólon e reto.
Fatores de Risco e Prevenção
O câncer é uma doença multifatorial, relacionada a fatores comportamentais, alimentares, ambientais, ocupacionais, histórico familiar e hormonais. Estima-se que cerca de um terço dos casos poderia ser prevenido.
Por exemplo, o aumento do excesso de peso, obesidade, dieta pobre em fibras, consumo de álcool e tabaco estão associados ao câncer de intestino.
Rogério Scarabel, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, destaca a publicação do Manual de Diretrizes para Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar, com o objetivo de orientar ações contra este agravo.
Dados Alarmantes
Segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC/OMS), em 2018 foram estimados 18,1 milhões de novos casos e 9,6 milhões de óbitos por câncer no mundo.
Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres desenvolvem algum tipo de câncer ao longo da vida.
Tipos Mais Comuns
- Homens: próstata, pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, esôfago, bexiga, laringe, leucemias e Sistema Nervoso Central.
- Mulheres: mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão, tireoide, estômago, corpo do útero, ovário, Sistema Nervoso Central e leucemias.
Dia Nacional da Mamografia
Em 05 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional da Mamografia, exame fundamental para detecção precoce de tumores malignos na mama. A mamografia digital é cobertura obrigatória pelos planos de saúde para mulheres entre 40 e 69 anos, conforme o Rol de Procedimentos da ANS.
Em 2017, beneficiários de planos realizaram mais de 5 milhões de mamografias, quase 1 milhão de consultas com oncologista, mais de 2 milhões de sessões de quimioterapia, 1 milhão de sessões de radioterapia e mais de 300 mil internações relacionadas a neoplasias.
Projeto OncoRede
O Projeto OncoRede visa implantar um novo modelo de cuidado para pacientes oncológicos na saúde suplementar. Na primeira fase (2017-2018), participaram 21 operadoras e 20 prestadores, incluindo hospitais, clínicas e laboratórios, com foco no cuidado integral do paciente.
Na segunda fase, será proposta uma Certificação de Boas Práticas na Atenção Oncológica para ampliar a participação de operadoras e prestadores que cumpram critérios de qualidade.
Resultados preliminares indicam aumento do percentual de pacientes com laudo completo, redução do tempo entre diagnóstico e início do tratamento, e aumento na realização de exames de rastreamento para câncer colorretal.